Festa do Vinho

Você conhece a Festa do Vinho? Vim compartilhar com você como foi minha experiência nessa festa urussanguense.

Olá,

Hoje vim compartilhar com você minha experiência na Festa do Vinho, tradicional celebração de Urussanga.

Entre os dias 17 e 19 de agosto de 1984, ocorreu em Urussanga a I Festa do Vinho, promovida pelo prefeito da época, Ado Cassetari Vieira. A ideia inicial era promover a atividade vinicultora da cidade. Realizada a cada dois anos, atualmente é uma festa anual. Reúne milhares de turistas de todo o Brasil, que vêm para degustar os vinhos locais, saborear os pratos típicos e curtir os shows e as atrações culturais. Pode-se afirmar que durante esses 39 anos, cresceu e se popularizou sendo, hoje em dia, tradição no calendário festivo da região.

A semana da Festa do Vinho é sempre muito aguardada em meu calendário também. Como moradora de Urussanga, enxergo a celebração como dias para, além de aproveitar com amigos e familiares, resgatar o espirito de pertencimento. Me sinto mais Urussanguense durante os cinco dias de festa. Quero compartilhar em minhas redes sociais, quero convidar meus amigos para desfrutarem comigo, quero aproveitar todas as possibilidades encontradas pelo parque. É claro que iria aproveitar a oportunidade e trazer para você um pouco disso também, afinal, como não falar da Festa do Vinho em uma newsletter sobre vinhos?

Palco Principal da Festa do Vinho. Foto: Willian Mariot

Participei de três dos cinco dias de festa nessa XXI edição. Agosto é tradicionalmente um mês mais chuvoso no Sul, e foi justamente a chuva que me impossibilitou de curtir o primeiro e o último dia de folia. Já encarei muitos shows na chuva em outras edições, mas esse ano, resolvi me poupar. Quinta, sexta e sábado foram suficientes para me proporcionar momentos incríveis. Na quinta-feira à tarde, enquanto estava no trabalho, já pensava em como seria a noite. Ansiosa para ver as decorações, para escolher a comida que iria saborear e claro, o vinho que beberia.

Que sensação boa subir pela rua do parque até chegar ao palco principal. Nesse caminho, fui verificando as diversas opções gastronômicas ofertadas pelas entidades e associações urussanguenses. Além de comidas italianas, também encontramos lanches rápidos e petiscos, realmente para todos os gostos. Durante os três dias, optei por nhoque de batata ao molho de quatro queijos, pizza de calabresa, pastin (sanduiche feito de polenta passada na chapa, hambúrguer de carne e queijo), e docinhos de festa e sorvete como sobremesas.

Pastin. Foto: Débora de Brida

Na Praça D'Itália (espaço onde ficam as vinícolas e mais algumas entidades), fui escolher os vinhos que fariam a festa ainda mais especial. Tinto, branco, rosé, goethe, um mais saboroso que o outro. É claro que também há espumantes, cerveja, caipirinhas de vinho e outras bebidas espalhadas pela festa. Mas por ser o foco da celebração, para onde olhar, verá alguém com uma taça, garrafa ou até mesmo um garrafão de vinho na mão.

É no palco principal onde acontecem os shows regionais e nacionais. Esse ano, prestigiei a dupla Fernando e Sorocaba, o grupo Turma do Pagode e o cantor Michel Telo, além deles, também se apresentaram Barões da Pisadinha, Tchê Garotos, Dazaranha e diversos artistas regionais. Desde suas primeiras edições, a festa sempre contou com shows incríveis, como Rita Lee, Zeca Pagodinho, Chitãozinho e Xororó, Zé Ramalho, Skank e tantos outros grandes nomes da música brasileira.

A festa também diverte as crianças. Durante os cinco dias, há um parque de diversão montado dentro do local. Lembro que durante a minha infância, passei muitos dias aproveitando até o fim da tarde. Enfrentar as filas não era problema. Comer um churros fazia o tempo passar mais rápido enquanto esperava. Nas últimas festas, vi a mesma empolgação em meus primos mais novos, sempre aproveitando ao máximo o parque.

Sendo criança, jovem, adulto ou idoso, a Festa do Vinho consegue agradar de alguma forma. Seja através da comida típica, das atrações culturais, dos shows ou, é claro, do vinho. A maneira fraterna, receptiva e alegre que os colaboradores recebem o público é o diferencial que faz com que quem prestigia uma vez, queira voltar em uma próxima edição.

Foto: Camila Casa Grande

Espero que tenha gostado do meu relato sobre essa festa que tem um lugar especial em meu coração. Urussanga te espera em 2024 para viver essa experiência!

E eu te espero na próxima sexta, as 17h.