Prévia: Pelos vinhedos de Urussanga

Você já conhece Urussanga? Vim lhe contar um pouco da história dessa pequena cidade que possui lugares encantadores para serem conhecidos por admiradores de um bom vinho ou curiosos do enoturismo.

Olá,

Hoje venho apresentar para você a minha cidade natal, Urussanga, conhecida também como a Capital Estadual do Bom Vinho. Localizado a aproximadamente 200 km da capital Florianópolis, o município está inserido no Vales da Uva Goethe. Foi nessa singela cidade que o italiano Giuseppe Caruso Mac Donald, representante do governo italiano no Brasil, fundou em 1913 a primeira vinícola da região (Vinícola Caruso Mac Donald) e iniciou a produção do vinho Goethe.

Fachada Vinícola Caruso Mac Donald. Foto: Portal de Turismo de Urussanga

Urussanga é um pedaço da Itália no Brasil. O município é uma forte referência da cultura tradicional italiana no estado de Santa Catarina. Desenvolve inúmeras atividades culturais visando resgatar, preservar e difundir os valores da herança cultural dos seus antepassados. A produção artesanal, danças, canções e gastronomia típicas estão presentes no dia a dia e ainda mais durante as grandes festas realizadas anualmente. Além de, como já mencionado, destacar-se na produção de vinhos, espumantes e sucos de excelente qualidade, tendo obtido, inclusive, a primeira Indicação Geográfica para os produtos da marcante Uva Goethe.

Uva Goethe. Foto: Eliana Maccari

Olhando com enorme carinho para meu berço, decidi realizar uma reportagem especial para contar um pouco mais sobre as singularidades encontradas aqui. Na próxima semana, trarei para você informações sobre a produção local, como o enoturismo vem crescendo em Urussanga, um pouco da história de uma tradicional vinícola urussanguense e mais curiosidades envolventes sobre os vinhedos da cidade.

Ficou interessado?

Nos vemos na próxima sexta, às 17h!