- Da uva ao vinho
- Posts
- É tempo de maturação!
É tempo de maturação!
Olá,
Assim como os vinhos, essa newsletter chegou em período de maturação. Se você está me acompanhando desde a criação da “Da uva ao vinho”, já estamos mergulhados no mundo dos vinhos a três meses. Durante esse tempo, tive muitas experiências bacanas, e é sobre elas que vim falar hoje.

Foto: Banco de Imagens - Pexels
Comecei a construir minha parreira no final do mês de agosto, foi quando decidi que iria criar, para uma de minhas disciplinas da faculdade, uma newsletter para produzir conteúdo sobre vinícolas do Brasil, focando inicialmente no Vale da Uva Goethe. A escolha foi motivada, principalmente, por morar em uma cidade pertencente a essa região e por ser uma apreciadora de vinhos. O nome “Da uva ao vinho” foi sugestão de um amigo, achei que casou muito bem com a proposta. No dia oito de setembro, nasceu o primeiro cacho de uvas, publiquei o primeiro texto. Mas muito antes desse dia já estava com meus esforços voltados para a fertilização do meu solo. Foram dias de pesquisa sobre o tema, busca por outras newsletter que abordam assuntos parecidos e informações sobre a região. Tudo isso para conseguir desenvolver o cultivo, fazer com que outras pessoas mergulhassem comigo no mundo dos vinhos.
Durante esses meses, muito pesquisei, muito li, muito conversei, muito escrevi. A cada proposta dada por meus professores, encontrava o desafio de falar sobre o mesmo tema central de uma forma diferente. Busquei sempre abordar esse imenso universo dos vinhos por diversos olhares e perspectivas. E então surgiu reportagem, crônica, relato pessoal, texto opinativo, analise de dados, foram muitas experiências. Descobri várias informações e tive a felicidade de ter o retorno de alguns de vocês me dizendo que também conheceram muitas coisas através dos textos! No meio disso tudo, percebi que a newsletter pode ser muito mais do que um canal para publicar conteúdo. Da uva ao vinho é um projeto que pode ir além. Torná-la algo profissional é possível.
Com o final do semestre se aproximando, vejo que é preciso fazer uma pausa. Como falei no início, será meu tempo de maturação. Ficarei um período parada. Agradeço sua companhia até aqui. Talvez 2024 nos aguarde com novas oportunidades de produção!
Aproveite as celebrações de final de ano para beber um bom vinho ou espumante. Beberei meu Goethe.
Até!